Quem sou eu

Minha foto
Na majestosa clemência do tempo e espaço,tornei-me uma estrela, e tenho todo o infinito para explorar. "Mesmo que pequena ou não." Queira

Contador de visitas

Contador de visitas
Powered by Zaza

sexta-feira, 26 de março de 2010

Tráficante de Informações









I - Por TdI - Tráfico (ou Transmissão) de Informações: 

Entende-se um organismo vivo que recebe, recicla e transmite informação. É uma espécie de vírus que dissemina seu código genético na consciência coletiva do mundo, buscando expandir a percepção das realidades para além do infinito.




O código genético do TdI está em constante mutação. É movido pela "Seleção Cultural" (algo equivalente à SELEÇÃO NATURAL, mas aplicado ao mundo das idéias).



O TdI não é um organismo que busca pregar ou impor uma ideologia ou sistema de pensamento. Seu principal objetivo é fornecer informações para que sejam reavaliados e expandidos os conceitos e bases do que chamam de realidade. Busca, além disso, separar a informação relevante da inútil, o joio do trigo, o que conduz à felicidade e o que conduz ao sofrimento.


Além de expandir e decodificar conceitos, o objetivo do TdI é que se torne um espaço para ser, para arte, para expor as flores que nascem nas fendas do asfalto.

Vale lembrar que a proposta não é criar enciclopédias ambulantes politizadas e conhecedoras de física quântica. A proposta não é também a pura e simples aversão ao não saber. Muito pelo contrário. A proposta é desconstruir o que se sabe para que a mente se expanda em direção ao não sabido, ao novo, ao infinito. É canalizar as informações caóticas e dispersas para que sejam aplicada na esfera da vida humana. Quebrar grilhões, palavras mal-ditas, fornecer novas bases.

II - Praticando TdI

Em sua essencia, os atos do TdI tem um duplo propósito:

(DES)CONSTRUIR
(RE)CONSTRUIR

Veja: não temos ideologia para pregar nem Verdade para ensinar. Pense em como funciona a ACUPUNTURA. Assim como os médicos chineses, o que temos são agulhas para desbloquear fluxos de energia. Pense que o Tráfico de Informações é como oferecer pico para as pessoas: como uma droga, a informação deve fornecer alívio aos usuários que precisam de alívio, e expansão de consciência para os usuários que estão em busca de um modo de vida mais intenso.

Por CONSTRUÇÃO entenda arte, beleza, solução, harmonia, tranquilidade, qualidade de vida, etc...

Por DESCONSTRUÇÃO entenda desordem, questionamento, insanidade, caos, a dor nos olhos ao sair - depois de muito tempo - da caverna dos conceitos, rótulos, padrões, sistemas, prisões, etc...

O ato de traficar (ou transmitir) informações pode ser realizado de várias formas. Desde o uso de sinais e símbolos semióticos no mundo virtual até panfletinhos e mensagens em vias públicas. A informação pode ser transmitida por meio de poesias, manifestos, koans, parábolas, recortes, invasão de comunidades virtuais, colunas em zines, transmissão de rádio pirata, boca-a-boca, etc. Pode-se traficar para tudo aquilo que seja capaz de assimilar algum tipo de informação relevante, que possa contribuir para desconstrução e reconstrução do mundo. Deve-se apenas tomar cuidado para não forçar a barra e acabar como um organismo que, ao invés de traficar informação inteligente, apenas desperta a aversão nas pessoas.

O grupo em si parte do pressuposto de que tem muita gente afins de "mudar o mundo", sabe? Então, se reunirmos toda essa energia coletiva e a canalizarmos para realmente mudar alguma coisa, talvez vejamos algum resultado. Temos ferramentas para isso. Segundo a teoria do caos, o bater de asas de uma borboleta no Brasil pode produzir ciclones no Texas - pequenos atos, em grande escala, se tornam revolução.

Pense globalmente, haja localmente.

É interessante notar que o que liga os traficantes de informação num grupo não é uma ideologia em particular, mas o desejo de mudar o mundo como um todo. É um grupo unido por pessoas com um ideal em comum: mudança. É um espaço para se reunir, ter idéias e apoio uns dos outros. Podemos discutir e planejar os atos em grupo, trazer idéias e planos à tona.

Apesar dessa idéia comunitária, não há nenhum impedimento para que os traficantes realizem seus atos de forma autônoma e desvinculada do grupo.

III - Apenas algumas idéias:

Na web rolam muitas lendas virtuais. Coisas que as pessoas nunca tem certeza se são verdades ou mentiras. Esse tipo de coisa se espalha rapidamente pela web, desde que contenham um conteúdo interessante. É possível despertar o interesse das pessoas (e consequentemente levá-las a disseminar as mensagens) através do choque, horror, curiosidade, etc...

Introduzir um elemento sacro e ao mesmo tempo libertino é algo interessante, que desperta o que queremos - o espírito. Não falo espírito no sentido de religião ou coisa parecida, mas espírito como a fonte que anima e dá vida às pessoas. É o algo palpitante, que dá vontade de vida.

O elemento científico pode dar uma seriedade à informação.

Idéias são abstratas. A linguagem serve para dar roupa aos pensamentos. Vista-se de rapper, punk, budista, maluco, crente, intelectual... qualquer coisa. Infiltre-se nos diversos tipos de sociedade que existem e conheça todos esses sistemas de pensamento. É conhecendo um sistema de pensamento que podemos utilizar seus elementos para transmitir a mensagem, que até agora está um tanto quanto abstrata, nebulosa.

A idéia ainda não tomou uma forma inteligível.

Seja como for, imagino algumas formas de disseminar a informação para os mais diversos públicos:

- Criação de lendas virtuais, que tenham algum significado relevante;

- Avulsos colocados estratégicamente dentro de jornais/revistas de bancas de jornais e afins (que tipo de pessoa lê tal jornal/revista? que tipo de informação deve ser transmitida para despertar sua percepção para um modo de vida mais interessante/espiritual?);

- Criação de sites para replicação de informações relevantes;

Sites como google caçam palavras. Quanto mais informação interessante houver na web, maior será a probabilidade de pessoas acabarem lendo enquanto procuram algo sobre determinado assunto.

- Invasão de comunidades virtuais/reais;

Entrar em comunidades virtuais pode ser interessante e útil. Interessante porque em comunidades virtuais acabamos por encontrar diversos sistemas de pensamento. Tem a comunidade dos nerds, que tem determinados elementos que giram ao seu redor. Tem a comunidade dos junkies, dos intelecutais, dos budistas... os elementos (símbolos) desses sistemas podem ser manipulados a fim de obter determinada percepção. Não quero dizer exatamente sobre mensagens subliminar, mas acontece que o cérebro funciona por meio de associações de idéias, e tendo isso em mente é muito legal manipular certos conceitos.

- Convites à pessoas com potencial criativo para formação da comunidade;

Tem muita gente legal por aí. Gente que tem idéias e querem - como diz o chavão - "mudar o mundo". Se conseguirmos reunir todo esse potencial, o caos toma forma e podemos fazer algo efetivamente bacana para mudar a consciência do mundo. Nossa... que pretensão, não? Mas pôrra, se a gente que tem toda essa coisa de subversão não tem esperança, o que nos sobra é aquela droga de melancolia. E de melancolia eu quero distância. Essa coisa mórbida... quero honrar os beatnicks, os hippies, os punks, os góticos, os ravers, os junkies. Honrar a procedência do que é subversivo. Não quero acomodar minha bunda adiposa nessa cadeira e ver o mundo acontecer sem que eu faça parte. Quero fazer parte do mundo. Quero viver em meio a uma comunidade de pessoas com quem se possa ter um contato decente, sem afetação, hipocrisia e todas essas coisas desse mundo cão.

Blé!

- Mensagens postadas em fóruns;

Para mecanismos de busca localizarem nosso endereço e conseguirem chegar até nós "por acaso".

- Desenvolvimento de amizades/conexões com pessoas com interesses afins;

A formação da comunidade efetivamente.

Disseminando Informação

Estava pensando... se por um lado poderíamos ter um site para guardar informações relevantes que transitam pela comunidade dos TdI, por outro acho que centralizar a informação pode acabar rotulando o TdI como mais um movimento de qualquer coisa.

Desvincular-se dos rótulos existentes no mundo pode ser mais interessante. Então penso em, ao invés de um site, vários sites pequenos, feitos para serem localizados em pesquisas de google e afins. Sites com textos que podem ser copiados e colados em e-mails e enviados em correntes a título de curiosidade.

Nada de portais megalomaníacos, cheios de livros e textos. Ao invéis disso podemos nos utilizar de mídia de guerrilha. Mensagem subliminar. Palavras chave. Pequenos artigos que dizem muita coisa.

Grandes livros com conteúdo "denso" podem ser difíceis de serem digeridos, mas pequenos artigos podem levar o indivíduo a refletir gradualmente.

Alopatia pode causar muito estrago. Homeopatia pode curar de maneira suave, desde que seja implacável.

Um indiano fica sentado sobre centenas de pregos paralelos. Mas se sentar-se em cima de um único prego, ele se fura.

Então, se cada um TdI cria um pequeno site, de seu interesse, mas que tenha conteúdo relevante para uma modificação de consciência, podemos, num caos aparente, revelar uma ordem, uma idéia central, que é modificar o mundo.

Nossa, que pretensão, não?

É. Pretensão sim. Se não confiamos no nosso próprio potencial, vamos fazer o quê? Ficar reclamando da vida?

Pequenos atos, em grande escala, manifestam as antigas profecias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tente Fazer um Comentário!